por Alberto J. Muniagurria e Eduardo Baravalle

haoido01O paciente que requer um exame de ouvido geralmente se queixa de dor, diminuição da audição, zumbido, secreção ou tontura.

Começa pela observação da forma e da cor, presença de secreções, tumores e, em seguida, é realizado o exame otoscópico.

Dor de ouvido é motivo de consulta, e pode ser um sintoma de doença de ouvido ou a primeira indicação de uma condição da mandíbula e / ou da articulação temporomandibular.

Alguns pacientes inserem objetos pontiagudos no canal auditivo, tentando remover a cera, danificando assim o tímpano. As crianças podem apresentar hipoacusia, devido a infecções frequentes, e secreções purulentas, consecutivas à introdução de corpos estranhos no meato acústico externo. Cera ou cerúmen, quando pretos, são característicos da alcaptonúria.

Alterações na forma da orelha podem ser observadas em algumas doenças sistêmicas com malformações geniturinárias, doenças renais e associadas ao retardo mental. As orelhas dos boxeadores são deformadas de tal forma que são chamadas de orelhas de couve-flor; essa deformidade se deve a repetidas hemorragias traumáticas ou infecciosas entre a cartilagem e o pericôndrio, com conseqüente fibrose e perda da cartilagem. As orelhas em arco são aquelas que estão separadas da região da mastoide e não têm significado patológico.

Macrotia (orelha grande), microtia (orelha pequena) e poliotia (várias orelhas pequenas) podem não ter significado patológico, embora às vezes sejam acompanhadas por outras malformações na orelha interna. Na dislipidemia, uma linha horizontal pode ser vista ao longo do lóbulo da orelha. Na gota, por sua vez, não é incomum encontrar depósitos de cristal de ácido úrico na hélice ou anti-hélice (Figura 20-1, A) do pavilhão auricular e no sulco retroauricular. Além disso, depósitos de cálcio ou pigmento são vistos em algumas doenças metabólicas.

A orelha e o meato acústico externo podem apresentar furunculose e otite externa aguda ou crônica, com ou sem ruptura da membrana timpânica; o paciente apresenta escoriações ou eczema nas paredes do canal auditivo, com dor, inchaço, coceira e diminuição da audição.

haoido02Em casos raros, o pavilhão auricular e / ou conduto auditivo externo estão ausentes e são substituídos por uma borda que limita o orifício do canal. Devido às diferentes origens embriológicas das orelhas externa, média e interna, esses pacientes preservaram a audição em sua parte óssea.

No lóbulo da orelha, devido à finura da camada córnea, alterações na coloração, como palidez e cianose, são facilmente observadas. Na alcaptonúria, as orelhas podem parecer azuladas.

A orelha pode ser sede de tumores benignos, como cistos sebáceos, que geralmente são retroauriculares (Figura 20-1, B) e apresentam um ponto preto central, que oclui a glândula; Adenomas quelóides e cicatrizes são mais comuns em negros e em áreas onde os anéis são colocados, e também podem ser encontrados miomas. Outras vezes, os tumores são malignos; os mais frequentes são epiteliomas, embora também se desenvolvam sarcomas. A linfadenopatia pré e pós-auricular às vezes é palpável.

O tubérculo de Darwin (Figura 20-1, C) é um gosto residual de orelha de animal, visto como um pequeno nódulo no topo da crista atrial; carece de significado patológico. Outras vezes, um nódulo pequeno e doloroso é encontrado na hélice que pode ser confundido com um tofo ou câncer de pele. É a chamada condrodermatite da hélice, mais comum no homem.

Deve-se inspecionar a região da mastoide, para onde as infecções podem se espalhar, apagando o sulco retroauricular e causando muita dor ao comprimir essa região.

A palpação anterior do meato acústico externo e tragus para dor, que pode ser o único sinal de doença do ouvido médio, é importante.

O achado de sangue puro no conduto auditivo externo após trauma cranioencefálico é um sinal de fratura da base do crânio.

Exame otoscópico . Por vezes, são observados edemas nodulares não dolorosos que dificultam a observação otoscópica e sugerem a presença de osteomas. A otite externa aguda é acompanhada por edema, dor, estreitamento e vermelhidão do canal.

Membrana do tímpano . Pode apresentar alterações na forma e na cor, perda de reflexo à luz e, às vezes, perfurações. Às vezes, os níveis de fluido são vistos através do ouvido médio.

A membrana pode ser retraída quando o martelo parece mais curto e horizontal, o que ocorre devido à reabsorção de ar no ouvido médio devido à oclusão da tuba auditiva.

Pode haver diminuição ou ausência do cone de luz. Na otite média serosa, observa-se um nível hidroaéreo, embaixo há um líquido âmbar ou bolhas cerosas produzidas por uma infecção viral ou pelo bloqueio da trompa de Eustáquio, com otite serosa.

A miringite bolhosa (Figura 20-2, A) é característica das infecções por Mycoplasma pneumoniae e se manifesta por vesículas que se formam na membrana timpânica e são encontradas nesta doença e em doenças virais.

Na otite média purulenta aguda (Figura 20-2, B), os vasos são hiperêmicos em toda a membrana, ao contrário dos vasos dilatados e isolados que geralmente são vistos ao nível do cabo do martelo. A membrana aparece então protuberante e pode ser posteriormente perfurada.

Perfurações antigas são vistas centralmente ou marginalmente (Figura 20-2, C), e cicatrizes e depósitos de cálcio também podem ser encontrados como sinais de infecções anteriores (Figura 20-2, D).

Audição . Variando a intensidade da voz, a capacidade auditiva do paciente é avaliada.

Outras vezes, ele ouve o tique-taque do relógio. Se houver perda auditiva, devemos classificá-la com o diapasão ou vibrador em perda auditiva condutiva ou perceptual. Na perda auditiva de condução, o teste de Weber será lateralizado em direção ao ouvido doente, e nesses pacientes o teste de Rinne será negativo naquele ouvido. Na perda auditiva perceptual ou neurossensorial (presbiacusia, toxicidade por drogas, compressão tumoral do oitavo nervo), o Weber é mais bem ouvido no ouvido saudável (Figuras 20-3 e 20-4). Os problemas de audição são discutidos com mais detalhes no Capítulo 32.

haoido03haoido04