Carlos Ballario e Ma. Eugenia Ferri

O estado confusional agudo é uma síndrome caracterizada por um distúrbio transitório do intelecto e da atenção, acompanhado por alterações no ciclo vigília-sono e no comportamento psicomotor. A maioria dos estados confusionais é observada em idosos. Segundo diferentes séries, sua prevalência em pacientes com mais de 65 anos chega a 14 a 56%. Os termos delírio e psicose tóxica são sinônimos.

Características clínicas

Distúrbios de atenção : caracteristicamente, o paciente dispersa constantemente sua atenção. O tempo de fixação da atenção em cada objeto, situação ou pessoa é muito curto, o que causa uma impressão de "aceleração". Durante o interrogatório, as frases são incompletas com uma fragmentação notável do discurso.

Transtornos de percepção : o paciente pode ter uma visão distorcida de objetos (Ilusões) ou observar pessoas e objetos inexistentes (Alucinações). Essas imagens aumentam com a escuridão, razão pela qual a exacerbação noturna é muito comum.

Transtornos da atividade psicomotora : inquietação caracteriza esses pacientes. Eles estão permanentemente inquietos, sendo muito difícil se conter na cama, vagando sem rumo ou manipulando suas roupas com a intenção de se despir. O manuseio não é simples, pois a restrição pode facilitar ainda mais a confusão.

Variação horária dos sintomas : é um fato tão constante que sua ausência põe em dúvida o diagnóstico. Já comentamos sobre a exacerbação noturna, mas também há flutuações diurnas. É assim que o paciente passa da inquietação à calma e das alucinações a um diálogo parcialmente coerente. O estado de consciência pode variar da vigília completa ao coma nos casos mais graves.

Etiologia

Infecções sistêmicas : especialmente infecções respiratórias e urinárias

Distúrbios hidroeletrolíticos : desidratação, hipocalemia, hipocalcemia, acidose, hiponatremia

Doenças sistêmicas : insuficiência respiratória, renal, hepática e / ou cardíaca. Diabetes descompensado, hipoglicemia, abdômen agudo, constipação prolongada, trauma grave com fraturas, anemia, síndrome de impregnação neoplásica

Causas neurológicas : lesões vasculares isquêmicas e hemorrágicas, hematomas subdurais agudos, são as causas mais frequentes. Em pacientes mais jovens, meningite ou meningoencefalite de qualquer origem, mas principalmente viral, podem se manifestar dessa forma.

Causas tóxicas : álcool, drogas (anticolinérgicos, antidepressivos, neurolépticos, anti-histamínicos, hipnóticos, digitálicos, AAS, hipoglicemiantes orais, diuréticos), monóxido de carbono.

Exame do paciente

É necessário realizar um exame físico clínico e neurológico completo, com especial interesse na avaliação da orientação temporoespacial e na detecção de sinais neurológicos que possam orientar para a causa. Em especial, colete dados sobre o consumo de drogas e álcool.

O laboratório deve incluir: hemograma, função renal e hepática, ionograma (Na, Ca, Mg), estado ácido-básico, glicemia, função tireoidiana e níveis de vitamina B12.

Naqueles pacientes nos quais o exame neurológico revela sinais focais, uma TC ou ressonância magnética de crânio deve ser realizada.

Se o paciente estiver com febre e nenhum foco infeccioso for detectado, uma punção lombar é necessária para descartar meningite.

O EEG mostra lentidão difusa, embora um EEG normal não exclua um quadro confusional.

Tratamento

Consiste basicamente em corrigir a causa desencadeante, seja tratar uma infecção, hidratar, reabastecer eletrólitos, etc. Se a excitação for muito importante, podem-se usar tranquilizantes maiores como o halopidol ou, se for a abstinência do álcool, os benzodiazepínicos.